Do lugar de Lá, de Sónia Figueiredo
Inaugurou ontem, dia 11 de abril de 2017, na Pequena Galeria, em Lisboa a exposição "Do lugar de Lá" da fotógrafa Sónia Figueiredo, com curadoria de Luís Pereira.
“Do lugar de lá”, Sónia trouxe as memórias, os cheiros, os sentimentos, a luz com que escreveu este diário.
Assim nos descreve o curador Luís Pereira no catálogo:
“Há uma luz, com a qual se escreve, na noite ou na claridade, no interior ou em céu aberto, do nascer ao pôr do Sol, à chama de um fogão ou no pavio de um candeeiro. E há sons.
Há horas, dias, rotinas, tarefas, lugares, o toque de um vestido, que passam vagarosos, ao ritmo dessa luz. E há sombras.
Há uma cartografia das emoções, uma depuração dos sentidos e uma estética na pureza original dos espaços. E há cheiros.
Latente em cada imagem há uma visão de uma limpidez estética que nos transporta por sua vez, a um minimalismo e a um despojamento absoluto, e nos remete para a mais pura intemporalidade do olhar. E há memórias.
Do lugar que é o de lá, que mais do que um sítio, é afinal de contas, o universo que nos remete para dentro de cada olhar numa busca interior ao início de tudo o que somos."
Sónia figueiredo é fotógrafa, instrutora e fomentadora cultural na área da fotografia. Desenvolve também trabalhos de curadoria. É membro de organizações e entidades brasileiras de fomento à fotografia.
Atualmente está a cursar História da Arte na Universidade Nova de Lisboa, cidade onde reside desde 2015.
Patente até 6 de maio de 2017.
Em breve a reportagem fotográfica será publicada no Facebook
Fotografia: João Serra de Almeida