Watanuki – O ”Samurai” que trocou o sabre pelos pincéis
- xzibitart
- 21 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

A Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), a Fundação Inês de Castro e a Fundação Passos Canavarro inauguram no passado dia 20 de Julho de 2017, na Galeria de Arte Moderna Pintor Fernando de Azevedo, a exposição “Agora mesmo” do artista japonês Hirosuke Watanuki.
Oriundo das velhas famílias de samurais do Japão, nasceu em Yokohama, no Japão, em 1926, o diplomata, instalou-se em Lisboa no ano de 1956.
Em Portugal desperta para a arte, através de pessoas que conhece no nosso país e, pelas paisagens dos locais que visitou, os rios Tejo, Douro e Mondego e as respectivas cidades à beira rio foram fonte inspiradora e fizeram soltar a sua arte, pintando o Portugal das décadas de 50 e 60 do século passado.
Em 1963, o Palácio Foz, em Lisboa, inaugurou aquela que foi a sua primeira exposição e sobre a qual, mestre Almada Negreiros referiu; “nada desejo senão pela minha arte”.
Estavam assim abertas, para si, as portas do mundo da arte.
Porém, no pico da sua carreira o artista deixa o nosso país, sendo aos poucos esquecido pelo panorama artístico português, ainda que obras suas façam parte de diversas colecções particulares e museus.
Cinquenta anos depois, o “velho samurai”, regressou ao nosso país pela mão do seu amigo Pedro Canavarro, para a exposição “Agora mesmo” na SNBA em parceria com a Fundação Passos Canavarro e Fundação Inês de Castro.
A exposição apresenta mais de 60 obras suas, compostas por pinturas, desenhos e peças de cerâmica, dispersas por museus e coleções particulares em Portugal.
“Expor Watanuki é relembrar o fundir destas duas culturas que primeiro se encontraram em 1543, antes de todas as outras, é mostrar ao público a obra de um artista japonês de coração português que viveu, pintou e amou Portugal nos anos 1950/60, ” Lê-se na divulgação do evento.
Na cerimónia inaugural, estiveram presentes, para além do artista, João Paulo Queiroz - Presidente da SNBA, Pedro Canavarro - Presidente da Fundação Paços Canavarro, Cristina Castel-Branco – Presidente da Fundação Inês de Castro, encontrando-se igualmente presentes na sala várias individualidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente o embaixador do Japão em Lisboa.
A exposição poderá ser visitada até 31 de Agosto de 2017 de segunda a sexta-feira das 12h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 20h00.
Fotografia e Texto de: João Serra de Almeida (não segue o novo acordo ortográfico).
Em breve reportagem fotográfica no facebook.
Comentários