Operação Condor, João Pina
Inaugurou no dia 20 de abril de 2017, no Torreão Poente da Praça do Comércio a exposição “Operação Condor”, do fotógrafo português João Pina, com curadoria de Diógenes Moura.
“Operação Condor”, o mais longo projecto fotográfico de João Pina, demorou nove anos a ser concluído.
Durante os anos de 2005 a 2014, o fotógrafo percorreu a América Sul a em busca de testemunhos do que foi a “Operação Condor”; operação conjunta da Argentina Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, levada a cabo a partir de 1975, tendo como objetivo a aniquilação de todo e qualquer opositor aos regimes de ditadura militar de direita, então vigentes naqueles países
Assim durante esses anos, João Pina ouviu e fotografou, sobreviventes e familiares das vítimas, visitou prisões, locais de tortura, arquivos forenses, imortalizando-os para memória futura através da sua objectiva.
“Eu existo, esta história existe, estou aqui”, disse João Pina ao jornal “Público”.
A exposição, itinerante, antes de ser apresentada em Lisboa, passou por diversas cidades da América do Sul, França e EUA.
Para além das obras de João Pina, a exposição conta com um espaço denominado “Arquivo” onde são apresentadas fotos de alguns acontecimentos da época atribuídas a “ Autor Anónimo”.
No acto inaugural, estiveram presentes, para além do autor e do curador, a vereadora da cultura da CML Catarina Vaz Pinto e Joana Gomes Cardoso presidente da EGEAC.
Patente ao público até dia 18 de julho de 2017, no Torreão Poente da Praça do Comércio
Organização e Produção: Galerias Municipais / EGEAC
Em breve a reportagem fotográfica será publicada no Facebook
Fotografia: João Serra de Almeida