Debate no Museu de Lisboa
Realizou-se no passado dia 17 de maio, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o debate sob o tema Destino: Lisboa. Expressão/integração de comunidades. Passado e Presente.
José Mapril apresentou a sua comunicação sobre o passado recente e a presença da Comunidade Islâmica Bengali, em Lisboa. Seguiu-se Jorge Fonseca que abordou a presença do escravo africano como ator na esfera pública lisboeta, sobretudo no século XVI, entre submissão e resistência.
Rui Mourão apresentou a sua performance, o Lugar da Fala, sobre o tema. Como debater o intangível poderia ter resultado em inúmeras e variadas intervenções, de uma autoria coletiva e não individual.
Um grupo de trabalho com membros de diferentes comunidades foi convidado a participar na performance. Desde a ideia inicial até à (não) concretização, o debate foi intenso e revelou as visões incompatíveis de minorias e da realidade Museu. Mourão revela a palavra escrita dos intervenientes. A leitura dos seus contributos descobre a presença do preconceito nas pessoas e instituições, e as clivagens que surgem na reação de propostas de integração e inclusão e como as minorias desejam ou rejeitam a mesma inclusão ou integração.
Texto: Joana Olivença
Fotografia: João Serra de Almeida