top of page

Comemoração dos 50 anos de "Cem Anos de Solidão"


A Casa da América Latina, em parceria com a Fundação José Saramago e a TSF organizou no passado dia 30 de Maio de 2017, um encontro/debate para comemorar o 50º aniversário da publicação de "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez, dada a relevância da obra no contexto literário mundial.

Durante a sessão foram lidos alguns dos excertos mais relevantes do livro, pela Embaixadora da Colômbia em Portugal, Carmenza Jaramillo, pela Presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, por Manuel Alberto Valente, editor na Dom Quixote à data da publicação da tradução portuguesa, Debora Merali, Isabel Araújo Branco, Luisa Mellid Franco, crítica literária, Ricardo Viel e André Cunha da TSF.

"Cem anos de solidão"(Cien Años de Soledad) é a obra mais conhecida e lida do escritor Columbiano, Nobel de Literatura em 1982, Gabriel García Márquez (1927-2014).

A obra escrita no estilo realismo mágico, foi pela primeira vez editada no ano de 1967, na cidade de Buenos Aires na Argentina, numa edição da Editorial Sudamericana, tendo inicialmente sido feita uma tiragem de 10.000 exemplares.

Actualmente traduzida em 35 idiomas diferentes, estimando-se que já tenham sido adquiridos cerca de 50 milhões de exemplares, fazendo dela uma das obras literárias mais traduzidos e lidos nos cinco cantos do mundo e a segunda obra mais importante da literatura hispânica, apenas antecedida por Dom Quichote de la Mancha de Miguel Servantes.

O evento contou ainda, com a presença das Embaixadoras de Cuba e do Uruguai em Portugal, respectivamente, Johana Ruth Tablada de la Torre e Brígida Scaffo, representantes da Embaixada da República Dominica e pessoas ligadas ao meio intelectual e literário.

As comemorações prosseguem no próximo dia 06 de Junho pelas 18H30, na Fundação José Saramago com o evento, Aula sobre «Cem Anos de Solidão» com António Mega Ferreira.

Texto de: João Serra de Almeida (não segue o novo acordo ortográfico)

Fotografia: João Serra de Almeida

Em breve a reportagem fotográfica será publicada no Facebook

Siga-nos
  • Facebook Basic Black
Novas Publicações
bottom of page